Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Sem conselho fiscal no condomínio o síndico não presta contas?

O que fazer quando não tem um conselho fiscal?

há 2 anos

Situação que me deparo muito nas assembleias de prestação de contas em que sou contratada para acompanhar o ato, é com os síndicos informando que não vão prestar contas porque não tem conselho fiscal 😱

Pessoal, atenção, o síndico não presta contas ao conselho fiscal, ele presta contas aos condôminos em assembleia devidamente designada para o referido fim, conforme dispõe o artigo 1348 do CC, vejamos:

Art. 1348. Compete ao síndico:

VIII - prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;

A função do Conselho Fiscal no condomínio é analisar as contas do síndico e emitir parecer na assembleia de prestação de contas conforme art. 1356 do CC. Ou seja, o conselho desempenha a função de trazer um contraponto, um “norte” para os condôminos de modo a fornecer elementos para aprovar ou não as contas do síndico.

Reforço, não é o conselho fiscal que aprova as contas, ele apenas exprime sua conclusão frente a análise que fez. Tal parece não é vinculativo, ou seja, a assembleia pode aprovar as contas ainda que o parecer seja desfavorável.

E no caso do condomínio não tem um conselho fiscal?

A recomendação é que contrate uma empresa/profissional especialista em auditoria condominial. No final do ano, ele emitirá igualmente um parecer fornecendo subsídio para a assembleia aprovar ou rejeitar as contas do síndico.


  • Sobre o autorAdvogada condominial
  • Publicações43
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações284
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sem-conselho-fiscal-no-condominio-o-sindico-nao-presta-contas/1360240115

Informações relacionadas

Direito do Condomínio, Advogado
Artigoshá 4 anos

É possível revisar a prestação de contas do condomínio quando ela já foi aprovada pela assembléia?

Cirelle Monaco de Souza, Advogado
Artigoshá 4 anos

Conselho Fiscal: Atuação

Petição Inicial - TJRJ - Ação Tramita9Ao Especial e Preferencial do Feito - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Unimed Rio Coop. Trab; Médico do RJ

Miguel Zaim, Advogado
Artigoshá 5 anos

Da Responsabilidade Civil e Criminal do Sindico.

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 9 anos

Em quais situações poderá ser impugnada a assembléia de condomínio

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)